Página Inicial » Sem categoria » As vantagens de se ter uma exposição de produtos flexível

As vantagens de se ter uma exposição de produtos flexível

O Whillyan Barros é um arquiteto especializado em Visual Merchandising e além de dividir conosco um pouco dos desafios que se enfrenta no dia a dia de VM, também conta a importância de se pensar em uma exposição flexível.

Exposição de produtos não é só “colocar produtos na prateleira”. Planejamento antecipado e muita técnica são necessários para se alcançar resultados cada vez mais surpreendentes e efetivos nas suas vendas.

A necessidade de se pensar em flexibilidade

Pessoas mudam, necessidades se modificam, seu portfólio se atualiza. A exposição de seus produtos precisa acompanhar toda essa evolução. Mas para isso, nós precisamos começar do começo: O projeto de loja.

O mercado é dinâmico. Nos dias de hoje tudo muda muito rápido. Precisamos atender diferentes necessidades dos consumidores que se atualizam constantemente.

O projeto de loja, em conjunto com a identidade de marca é o norteador de tudo o que será desenvolvido para sua loja e que resultará, mais tarde, na forma de expor seus produtos. Decoração, sinalização e mobiliário, tudo o que apresentar impacto visual é previsto em um projeto bem estabelecido.

Ser flexível não significa, necessariamente, rever seu projeto toda vez que você precisar se atualizar. Mas sim como você pensa seu projeto de forma inteligente, já antecipando o nível de flexibilidade que o mercado exige.

O primeiro passo: Otimize sua exposição

Quando temos uma gama grande de produtos à venda, é natural que a tendência seja querer mostrar todos os produtos possíveis, suas variações de tamanho ou cor e deixar tudo ali, à mostra para o cliente.

É necessário observar que isso pode ser uma armadilha perigosa. Ter produtos demais expostos pode atrapalhar o fluxo dos clientes na sua loja e dificultar a flexibilidade que queremos alcançar na exposição. É difícil entender o que é importante olhar quando existe coisa demais para ser observada.

Fugir da poluição visual é essencial para uma exposição de produtos eficiente. Se você quer saber quais produtos deve priorizar a resposta é simples. Foque no seu cliente. Escritórios especializados como a WB Arquitetura e Design podem te ajudar a captar quais os produtos devem ser priorizados e como é possível expô-los da forma correta.

O seu mobiliário te permite ser flexível?

Outra barreira que deve ser superada para uma exposição flexível de produtos é aquela que muitas vezes nós mesmos colocamos: O mobiliário.

Um mobiliário muito estático e com poucas opções de montagem pode se tornar um desafio difícil de ser superado.

A melhor solução é considerar o mobiliário mais adequado logo no início. Às vezes a solução menos óbvia é a que mais nos aproximará dos nossos objetivos.

Cremalheiras de alumínio ou trilhos, como também são conhecidas, são um bom exemplo de mobiliário que nos permitem alguma flexibilidade. Elas permitem recombinar os acessórios em diferentes posições, flexibilizando um pouco a exposição de produtos. É uma solução bastante comum no mercado.

Sistemas modulares, por sua vez, são campeões em abrir possibilidades. Como o próprio nome já diz, esses sistemas de mobiliário funcionam a partir de módulos e permitem serem remontados de diferentes formas.

A maior vantagem dessas soluções é que não é necessário um novo investimento de capital cada vez que for necessário expor seus produtos de forma diferente, basta recombinar as peças e acessórios e você tem uma loja completamente diferente. Elas são um investimento inteligente que previne gastos maiores no longo prazo.

As vantagens da exposição flexível

Todo esse trabalho é recompensador. Uma exposição flexível impacta muito positivamente na experiência de compra do consumidor, torna o fluxo da loja mais dinâmico e eficiente e te auxilia a acompanhar as tendências do mercado.

Ser capaz de acompanhar o mercado é um fator diferenciador que gera destaque no meio da multidão que é o mercado atual. Trabalhar de forma inteligente é essencial para o sucesso no seu empreendedorismo!

________________________________________________________________________

Nós agradecemos a contribuição da WB Arquitetura e Design, que foi essencial para o desenvolvimento dessa matéria.

A WB Arquitetura e Design é o escritório de arquitetura voltado ao varejo do Whillyan Barros, especialista em Visual Merchandising e é parceira no CICLO – nosso programa de Relacionamento com arquitetos, profissionais de visual merchandising e designers de interiores.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)