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Como preparar a sua loja para o natal.

Pode parecer cedo, mas já entramos no último trimestre do ano, isso significa que as lojas já começaram a se preparar para os feriados de final de ano. Black Friday, Natal e Ano Novo são datas que o mercado se aquece notoriamente. Mas é importante que você lojista seja capaz de se preparar para este momento para que você alavanque ao máximo seus resultados. Confira nossas dicas para se preparar para a época mais movimentada do ano no varejo!

Sua equipe é o maior ponto de contato entre seu cliente e a loja. Invista neles

Durante todo o ano a sua equipe é quem ajuda no desenvolvimento do seu negócio e a fechar as vendas, e é claro que neste momento, essa relação não pode ser menos intensa. Vendedores motivados, energizados e principalmente capacitados irão te auxiliar a aproveitar ao máximo o potencial de faturamento desta época.

Invista em treinamentos e cursos para que seus vendedores possam se especializar. Com mais informação e técnica, eles serão capazes de vender muito mais! Uma alta demanda não exige apenas muita agilidade na hora do atendimento, mas muita eficiência. Não adianta nada seu vendedor atender o triplo de clientes se nenhuma venda é fechada.

Uma outra forma de investir nos seus funcionários é através da bonificação. Se o movimento da loja é maior a tendência é que o mercado fature mais, o vendedor também sabe disso. Estabelecer um programa bem estruturado e transparente de bonificação nesta época do ano ajuda o vendedor a se sentir parte do negócio e o deixa mais motivado para a jornada intensa que está por vir.

Prepare seu estoque de forma inteligente

Com o movimento maior e com uma perspectiva de aumentar as vendas um estudo detalhado do estoque se faz necessário. Uma das piores coisas é perder a oportunidade de vender só porque o produto não está mais em estoque.

O final de ano é uma época em que as pessoas estão buscando presentes, e isso tem uma data limite. Não ter o produto quando seu cliente o está procurando pode ser muito arriscado.

Claro que também deve-se ter muito cuidado com o outro extremo, estocar produtos demais pode significar um ônus muito alto para a loja e a elevação do risco de ter produtos parados em estoque. Como é possível encontrar um equilíbrio?

Estude o histórico do seu estoque

A melhor forma de preparar seu estoque é olhando para o seu próprio histórico de vendas. Qual é o seu carro chefe? Se sua loja tem mais de um ano, como esse produto se comportou no ano passado? Existem produtos que a venda não aumentou ou até que diminuíram neste mesmo período?

O segredo do equilíbrio está em estudar muito bem seu histórico para projetar o seu futuro.  

Aproveite as ferramentas de Marketing e Merchandising

Por ser uma época de alta temporada no varejo, é natural que todo o mercado comece a se movimentar junto. Isso significa muita informação para o cliente. Se manter calado não é uma opção, então como chamar a atenção no meio de uma multidão tão grande de lojas lutando pela atenção do consumidor?

Aqui encontramos o verdadeiro valor nas ações de Marketing. Criar planejamentos eficientes de Comunicação e de Marketing podem (e vão) fazer toda a diferença na hora de concorrer pela atenção dos seus potenciais clientes.

Você pode apostar em Marketing Direto, Publicidade, Marketing Digital ou qualquer outra ferramenta que te ajude a chamar a atenção do público. É válido ressaltar que vale a pena apostar em agências e profissionais especializados para o planejamento e condução desses trabalhos. Isso ajudará a garantir um retorno mais efetivo do seu investimento.

Contudo, existe uma ferramenta de Marketing muito especializada que faz toda a diferença: O Visual Merchandising.

É hora de caprichar no Visual Merchandising

Trabalhar o seu visual de loja não é apenas uma opção, é um requisito para conquistar o mercado nesta época do ano.

– Se quiser saber mais sobre Visual Merchandising, leia aqui nossa matéria sobre como trabalhar visual de loja

Trabalhar o Visual Merchandising é uma forma de diferenciar sua loja e aproveitar inclusive a temática desta época do ano que é tão marcante. Lembre-se sempre de respeitar sua própria identidade visual e a identidade da sua marca, elas são sagradas!

Renove seu mobiliário de loja

Ainda pensando no visual da sua loja essa época do ano é um ótimo momento para repensar o seu mobiliário. É muito comum que em momentos de movimentação acima do normal e com estoques maiores manter a loja organizada seja um desafio e tanto, então esse é o movimento perfeito para trabalhar os seus expositores.

Existem no mercado diferentes soluções que exposição flexível, que facilitam e muito o trabalho de readequação da sua loja – As Soluções Modulares são tendência no mercado e facilitam o trabalho de readequar a sua exposição de produtos de forma prática, sem a necessidade de grandes reformas a cada readequação.

– Nós conversamos com o Whill Barros, da WB Arquitetura e Design e fizemos uma matéria sobre a importância de exposições flexíveis, dá uma olhada aqui!

A Wiring possui diferentes linhas de Soluções Modulares, além de cremalheiras, araras e diversos tipos diferentes de expositores. Se quer saber mais, clique no botão abaixo:

Aproveite a melhor época do ano

Sobreviver no mercado é uma questão de adaptação. Cada época do ano gera uma nova realidade no varejo, ser capaz de se adequar a cada uma dessas novas realidades é a habilidade que diferencia aqueles que alavancam seus resultados.

Estude, se prepare e arrase nos seus resultados!

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