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Aprenda o que é Visual Merchandising e saiba como melhorar a aparência do seu negócio

O que é Visual Merchandising e porque ele é tão importante

Entender tudo sobre visual merchandising é essencial para o sucesso de qualquer negócio que envolva exposição de produtos. Entenda tudo sobre Visual Merchandising e sua importância no mercado.

Quem está inserido no mercado de varejo certamente ouve com bastante o termo Visual Merchandising. Contudo, apesar de ser um conceito bastante difundido, nem todos compreendem na totalidade a sua importância e como ele é capaz de impactar profundamente no resultado de vendas de um estabelecimento.

Para clarificar o que é visual merchandising e como ele impacta no seu empreendimento, vamos abordar dois grandes tópicos:

  • O que é Visual Merchandising
  • Técnicas de Visual Merchandising

O que é Visual Merchandising

Para responder à pergunta de o que é Visual Merchandising, precisamos olhar primeiro para o conceito de Merchandising em si.

Merchandising é uma ferramenta de Marketing que visa o planejamento e operacionalização de atividades que acontecem dentro da loja. A ideia é racionalizar a forma como produtos são expostos, visando incrementar a rentabilidade dos canais do Marketing.

Em outras palavras, merchandising é trabalhar a sua loja de forma a gerar determinados impactos na mente do consumidor.

O conjunto de técnicas de Visual Merchandising, por outro lado, é o foco específico do efeito da composição estética na exibição dos produtos.

Todavia, é comum que profissionais de Visual Merchandising atuem de formas muito mais abrangente do que apenas olhando a composição estética, então os conceitos de Merchandising e Visual Merchandising acabam por se fundir.

Quando tentamos entender as técnicas de Visual Merchandising, é essencial termos em mente que não se trata apenas de “bom senso estético”, mas sim de um conjunto complexo de conhecimento e técnicas, que são capazes de impactar de forma profundamente positiva os seus resultados em vendas.

Se pudermos definir de forma mais objetiva e simplificada o que é Visual Merchandising, podemos dizer que é um conjunto de técnicas de exposição de produtos com o objetivo de criar no consumidor impulsos que possuem o potencial de o levar a comprar.

Quer saber mais sobre como melhorar o visual da sua loja?

06 ideias para melhorar seu visual de loja

Por que é importante dominar as  técnicas de exposição de produtos e visual merchandising

O impulso que o consumidor tem por comprar alguma coisa está diretamente relacionado com o ambiente em que ele se encontra. Tudo pode impactar nossa decisão de fechar uma compra ou não. Certamente a forma como nós enxergamos os produtos tem um papel fundamental nisso. É aí que entram as técnicas de Visual Merchandising.

As técnicas de Visual Merchandising também podem impactar, além da exposição estética, na forma como os clientes circulam pela loja, na facilidade de como ele encontra os produtos e na percepção que ele terá sobre variedade. Ou seja, as técnicas de Visual Merchandising irão impactar diretamente na experiência de compra do consumidor.

Não é difícil concluir que caso a experiência do consumidor seja negativa, o seu nível de consumo também será baixíssimo. No mesmo passo que caso a experiência seja positiva, sua tendência de comprar será cada vez maior.  Aplicar técnicas de exposição de produtos e visual merchandising é uma ótima forma de aprimorar a experiência do consumidor.

Técnicas de Visual Merchandising

Existem diversas abordagens diferentes em como se trabalhar as técnicas de Visual Merchandising na sua loja, então abordaremos algumas dicas aqui e recomendamos pesquisar cada vez mais para resultados cada vez mais incríveis!

Explore as técnicas de exposição de produtos e visual merchandising a seguir:

Explore as áreas nobres da sua loja

Para aplicar técnicas de visual merchandising, você precisa definir as áreas nobre da sua loja.

As áreas nobres de uma loja são aquelas que possuem um acesso mais fácil por parte do consumidor. As entradas dos corredores principais são um bom exemplo, assim como os lugares em que o consumidor consegue visualizar com facilidade assim que ele entra no seu estabelecimento.

Aplicar técnicas de visual merchandising e colocar produtos que possuem um bom giro e uma margem de lucro maior pode ser uma forma de explorar essa área para aumentar sua rentabilidade e chamar atenção para os produtos que você deseja dar maior destaque.

Categorize e organize os seus produtos

Dentro das  técnicas de exposição de produtos e visual merchandising , também é importante ressaltar que categorização é um conceito que deve ser aplicado.

Você deve considerar as funções dos produtos que você oferece e organizá-los de forma que o consumidor possa enxergar a relação entre eles e se sentir incentivado a compra-los de forma conjunta.

Por exemplo, se o cliente está comprando um tênis para a prática de esportes, pode ser natural que ele também procure por meias, por exemplo. Expor esses produtos de forma próxima pode ser uma ótima forma, dentro das técnicas de Visual Merchandising, de incentivar o consumidor a comprar mais.

Exposição em triângulos

Também partindo do princípio de categorização, a triangulação de produtos é uma boa forma de mostrar produtos que estão relacionados, ao mesmo tempo que se dá uma sensação de movimento, contra a dureza das exposições em linha reta. Isso é uma boa forma de aplicar de forma prática as técnicas de visual merchandising.

Suas vendas cada vez melhores com Visual Merchandising.

Agora que você já entende o que é visual merchandising e também conhece algumas das  técnicas de exposição de produtos e visual merchandising possíveis, chegou a hora de colocar a mão na massa! Desenvolva esse trabalho no seu estabelecimento e alcance patamares cada vez maiores de resultados.

 

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