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06 ideias para você melhorar o visual da sua loja

Um ótimo visual de loja não serve só para “sair bem na foto”. Por isso, descubra a como fazer a gestão do visual de loja e atraia mais clientes

Visual Merchandising deve ser um tema bem presente na cabeça de todo o lojista. O impacto positivo que um bom trabalho no visual de loja gera no consumidor pode ser o primeiro passo para conquistar clientes e concretizar vendas.

Marcos Andrade, presidente da Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) afirma que, “a vitrine representa até 85% das vendas da loja e 50% das pessoas compram por impulso”.

Isso significa que um bom visual de loja e um trabalho afinado de visual merchandising podem ajudar a gerar vendas imediatas.

Inclusive, se você quer saber mais sobre a importância do Visual Merchandising para o varejo, a Abiesv selecionou uma série de depoimentos de especialistas no setor. Leia mais.

Mas cuidar do visual de loja vai muito além do que está dentro do seu estabelecimento ou da organização dos seus produtos.

Por isso, confira a seguir algumas dicas de como atrair clientes através da gestão do visual de loja.

1- Cuide do visual de loja por fora primeiro

Isso mesmo, começamos a tratar visual de loja por fora. Afinal, como atrair clientes certos se sua loja está no lugar errado? Lembre-se de sempre fazer algumas perguntas:

  • Onde minha loja está localizada. A localização auxilia no meu visual de loja?
  • Esse local é frequentado pelo meu público? O público desse lugar me ajudará a melhorar as vendas?
  • O visual da minha loja conversa com o ambiente onde ela está inserida?
  • É fácil enxergar/identificar minha loja no ambiente em que ela está?

Infelizmente, não é incomum vermos lojas incríveis em locais ruins. Para melhorar as vendas é preciso ter certeza que sua loja está bem posicionada e como atrair clientes para ela.

Um lugar de fácil acesso, com bom aspecto e amplamente frequentado pelo seu público são passos na direção certa para aprimorar seu visual de loja e conquistar clientes.

O visual de loja também possui influências de contexto, então é importante que o seu empreendimento não pareça descolado do ambiente em que ele está inserido.

Imagine: um visual de loja com design super moderno e minimalista combina em uma rua histórica ou muito antiga? Pois é. É fundamental que você, lojista, se atente muito a isso.

2- Tenha uma entrada convidativa.

Imagine que você está procurando uma loja de roupas esportivas em um shopping.

Andando por um tempo você reconhece o nome de uma marca em um letreiro.

Quando você olha para a entrada, ela está completamente obstruída ou está difícil entender onde exatamente é a entrada da loja. Nesse caso o visual de loja não está sendo eficiente.

A chance de você simplesmente passar reto e procurar outra loja é considerável, não é mesmo?

Então, se você quiser conquistar clientes e melhorar as vendas, seu visual de loja precisa trabalhar para que consumidores se sintam convidados a entrar na sua loja.

E se você quer uma dica de como atrair clientes, mantenha a entrada do seu comércio desobstruída e bem cuidada.

A primeira impressão do visual de loja é a que fica, sua entrada precisa ser verdadeiramente especial.

3- Atente-se a Comunicação Visual para melhorar as vendas

Tudo que está dentro do seu comércio faz parte do visual de loja e passa uma mensagem para o consumidor, claro que isso se aplica à sinalização.

Existem agências especializadas no diagnóstico, planejamento e execução de projetos de comunicação visual e gestão visual de loja. E podem te ajudar na missão de melhorar as vendas

Também, vale a pena investir algum capital na sinalização e no seu visual de loja com certeza trará uma ambientação muito mais elaborada, o que pode ajudar a encantar clientes e melhorar as vendas.

Você também pode utilizar a música ambiente para criar um espaço convidativo e te ajudará a melhorar as vendas.

Conheça algumas playlists para diferentes tipos de lojas e públicos.

4- Olhe para a apresentação dos seus vendedores para conquistar clientes.

Se você quer saber uma forma de como atrair clientes, saiba que o visual de loja também passa pelos seus colaboradores. Por causa disso, os seus vendedores devem ser os principais representantes da sua marca junto ao consumidor.

Além de conhecer em profundidade o produto que estão vendendo, eles precisam acreditar na marca e colaborar no seu visual de loja.

Se for uma loja de roupa ou acessórios, por exemplo, é interessante que os vendedores estejam utilizando o seu produto. Isso ajuda a ambientar seu visual de loja e gerar credibilidade para o consumidor final.

Em geral, uma boa apresentação que converse com as promessas da marca costuma auxiliar a gerar um impacto altamente positivo no seu visual de loja, e de novo, melhorar as vendas.

5- Pense muito bem no layout da sua loja

Aqui nós entramos diretamente no conceito de Visual Merchandising e como atrair clientes para melhorar as vendas:

Não existe nada pior do que um visual de loja e ambientes desorganizados. Em geral, nós gostamos de espaços bem definidos e que encontramos com facilidade o que procuramos. Contratar um profissional de Visual Merchandising pode ser uma boa ideia para cumprir esse requisito.

Planeje seu visual de loja e organize o layout e produtos de forma que quando o consumidor entrar ali, ele identifique facilmente onde estão diferentes tipos de produtos, acessórios e tudo o que ele precisar.

Uma outra grande vantagem de um layout bem definido é que quando o cliente entra em uma loja e identifica imediatamente o que ele quer, ele vai diretamente ao ponto de interesse.

Isso dá uma ótima dica de onde o vendedor deve investir tempo e energia para conquistar clientes, fechar negócio e melhorar as vendas, considerando os produtos que naturalmente são mais chamativos para aquele consumidor em específico.

6- Escolha o mobiliário correto, conectando com o Visual Merchandising.

O mobiliário é um ponto chave no cuidado com o visual de loja. Sua loja pode ter uma pegada industrial, moderna, rústica ou minimalista, os móveis devem conversar com a proposta do seu visual de loja.

Os móveis corretos são diferenciais para o seu visual de loja na hora de expor seus produtos. Com um bom projeto, você poderá ser capaz de deixar produtos específicos em evidência, mostrar uma grande variedade de produtos ou criar um ambiente mais intimista para conquistar clientes.

Por onde começar…

Se você quer aumentar as vendas, chamar a atenção para se destacar na multidão é essencial. Nesse sentido, cuidar do visual de loja em todos os seus aspectos é uma obrigação.

Não se esqueça! Pensando em melhorar as vendas, o impacto do visual de loja começa desde o lugar onde ela está inserida e passa pela entrada da loja, pela sinalização, pelos seus vendedores, pelo layout e é claro, pelo mobiliário presente no seu estabelecimento.

Tudo começa na organização! Leia nossa matéria sobre a importância de se ter um projeto estruturado de loja!


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