A música ambiente certa é aquela que faz com que seus clientes sintam-se em casa. Descubra sua importância do som na relação com seu consumidor.
Clientes compram mais quando gostam da sua marca, do seu produto e se sentem bem na sua loja.
Esta é uma frase de senso comum, mas que certamente todos nós concordamos. Uma das ferramentas mais eficientes para conquistar o cliente dentro do seu espaço é o Marketing Sensorial.
O Marketing Sensorial é um conjunto de ferramentas que mexem com os 5 sentidos do consumidor, trabalhando com suas emoções e memórias. E quando falamos de sentidos de um consumidor, precisamos conversar sobre a importância da música ambiente para loja.
Um artigo do Uol Economia destaca a importância de pensar bem em música ambiente para loja. Uma trilha sonora agradável ajuda a fazer com que clientes passem mais tempo na sua loja e voltem com mais frequência, o que aumenta as vendas.
Conheça seu público
Da mesma forma que uma boa música ambiente pode criar um ambiente aconchegante para seus clientes, uma trilha errada pode afastar seu público.
Estude muito bem o público da sua marca para pensar em música ambiente para loja. Quem são, o que fazem, o que gostam e o que não gostam.
Crie sua programação de música ambiente conforme essas orientações e você poderá gerar uma identificação ainda maior entre seus clientes e a marca.
Não use emissoras de rádio para música ambiente.
Imagine que seu cliente está dentro da sua loja ouvindo uma boa música e de repente um anúncio do seu concorrente começa a tocar durante sua experiência de compra.
Isso pode estragar toda a ambientação. Por isso utilize sempre playlists próprias para não correr esse risco.
Fora isso, muitas vezes rádios podem ter variações nos estilos musicais em sua programação, o que também pode estragar a experiência da música ambiente.
Atualize suas playlists e aproveite a sazonalidade
Quando falamos em música ambiente para loja, estar conectado às tendências é importante.
Respeitando o gosto dos seus clientes, aproveitar músicas que estão “bombando” no momento é uma boa forma de ter sua trilha de música ambiente bem atualizada e com identificação ainda maior com seu público, criando um ambiente aconchegante para seus consumidores.
Não pense só nos seus gostos pessoais
É muito fácil cair no erro de achar que todo mundo gosta das mesmas coisas que nós, mas não é bem assim. Não adianta nada criar uma lista com suas músicas favoritas de rock dos anos 90 se seu público curte muito mais um bom MPB. Sua música ambiente para loja deve estar conectada com seu público.
Por isso, se desprenda de seus gostos pessoais e crie uma boa trilha pensando em música ambiente a partir do gosto dos seus clientes e não no seu.
Não se esqueça dos direitos autorais
É muito importante também que o lojista respeite as leis e regras que regem a disponibilização de música ambiente em comércios.
Mas ao contrário do que pode parecer, o processo é simples e não é caro. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é um órgão sem fins lucrativos que é responsável por arrecadar o valor de direitos autorais de músicas utilizadas em ambientes comerciais e repassar o valor para os artistas responsáveis.
Além da trilha sonora, pensar no seu visual de loja é essencial para criar um ambiente aconchegante para seu público. Confira aqui 06 dicas para arrasar no seu visual de loja!
Por onde começar?
Então, para planejar a música ambiente para loja e criar uma lista impactante para seu público, siga o perfil da Wiring no Spotify.
Separamos listas de diferentes estilos musicais para diferentes públicos para que você possa se inspirar e começar a montar sua própria lista de música ambiente.
Lembre-se! Encantar seus clientes é fundamental para fazer seu negócio decolar!
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